TJ-RS prorroga por mais 60 dias a suspensão dos descontos de consignados no Banrisul

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) conquistou uma vitória para os seus associados junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Pela decisão, publicada nesta quinta-feira (20/8), a Justiça prorrogou por mais 60 dias a suspensão dos descontos de parcelas decorrentes de empréstimos consignados feitos no Banrisul, que agora foram postergados para os meses de setembro e outubro. Ficam suspensos também os encargos (juros moratório, juros remuneratórios e multa) dos contratos firmados pelos servidores ativos e inativos vinculados ao sindicato.

“Essa ampliação da Justiça aos servidores é uma grande vitória do Sintergs”, avalia o presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros. A decisão permite, inclusive, que novos associados, filiados após o deferimento da liminar, se beneficiem da suspensão dos descontos de empréstimos consignados. “Esse reconhecimento é extremamente importante para os associados, que em sua maioria estão trabalhando em atividades essenciais e no enfrentamento ao coronavírus”, acrescenta o dirigente.

No despacho, o juiz João Ricardo dos Santos Costa menciona que a decisão poderá ser prorrogada conforme os desdobramentos da crise sanitária, com pagamento das parcelas ao final do contrato firmado.

Foto: Michel Corvello