Ato por salários dignos reúne cerca de mil servidores públicos em Porto Alegre

Centenas de servidores públicos estaduais participaram na manhã desta terça-feira (26/4) de ato por salários dignos e contra o desmonte do IPE Saúde, em Porto Alegre. A concentração começou antes das 9h, em frente ao prédio do IPERGS, onde alguns dirigentes subiram ao caminhão para discursar. Na sequência, os trabalhadores se deslocaram em caminhada pela avenida Borges de Medeiros até a Praça da Matriz. O ato mobilizou cerca de mil servidores de todas as áreas.

“Nós vamos transformar a nossa indignação, cada vez mais, em movimento e mobilização. Vamos à luta pelo que é de nosso direito”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Antonio Augusto Medeiros, em seu discurso em frente ao Palácio Piratini. Ao enaltecer a força da unidade dos trabalhadores, o dirigente ressaltou que o funcionalismo não permitirá que o governador Ranolfo conclua o plano do governo Eduardo Leite de acabar com a dignidade dos servidores públicos.

Representantes de outros sindicatos e associações que integram a Frente dos Servidores Públicos do RS também discursaram. Em todas as falas, os dirigentes destacaram a insatisfação com a proposta de 6% de reposição protocolada pelo governo do Estado na Assembleia Legislativa. Após mais de sete anos sem nenhum tipo de reajuste, a reivindicação é que a reposição seja de 10,06%, índice que corresponde à inflação de 2021 (IPCA/IBGE).

Texto e fotos: Bruna Karpinski
Edição: Karen Viscardi