Sindicatos pressionam governo por reposição de 10,06%

Após pressão dos trabalhadores do setor público, o governador Ranolfo Vieira Júnior recebeu os sindicatos de servidores na manhã desta quarta-feira (20/4) para tratar da reposição da inflação para o funcionalismo. Foram duas horas de reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) com dirigentes de onze associações e sindicatos representantes de diversas categorias.

“Mesmo diante da situação de penúria dos servidores, que acumulam mais de 57% de perdas, o governador se mostrou inflexível na ampliação do percentual de reajuste de 6%. Os dados apresentados pelo Estado condicionam um cenário altamente pessimista e que não condiz com a realidade. No final, foi aberta a possibilidade de negociar outros avanços, como a reestruturação das carreiras”, relata Antonio Augusto Medeiros, presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs).

O argumento do Estado é que o reajuste não pode ultrapassar o índice proposto em razão do teto de gastos. Contudo, estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que seria possível conceder reajuste de 10,06% (IPCA/IBGE relativo ao ano de 2021) aos servidores e que este índice representaria um comprometimento de 43,4% da receita com despesa de pessoal. Ou seja, existe margem para o governador melhorar o percentual de reposição para os servidores sem atingir o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal que equivale a 46,55%.

Além do presidente do Sintergs, o sindicato foi representado pelo diretor de Política Salarial, Guilherme Toniolo. Ranolfo se comprometeu a agendar nova rodada de reuniões para tratar dos pleitos específicos de cada sindicato. Também participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o deputado Frederico Antunes, líder do governo.

Texto e foto: Bruna Karpinski
Edição: Karen Viscardi