Governo descumpre nova agenda com servidores e reunião de negociação é suspensa

Pela segunda vez desde a greve do ano passado, nesta quinta-feira (5) o governo do Rio Grande do Sul descumpriu mais uma vez um compromisso assumido com os servidores públicos do Estado e enviou apenas assessores para uma reunião agendada com Sintergs, Sindsepe e Sindicaixa.

A reunião havia sido agendada na última segunda-feira  (2) depois que um grupo de sindicalistas pressionou pela audiência junto à Casa Civil. Deveriam participar da reunião os secretários Leany Lemos, do Planejamento, Otomar Vivian, da Casa Civil, e Marco Aurélio Santos, da Fazenda, além do representante da Procuradoria-geral do Estado.

No lugar deles, os representantes do Sintergs, Sindsepe e Sindicaixa foram recebidos por assessores sem legitimidade para negociar sobre as reivindicações da categoria, que incluem um calendário de reposição salarial e fim dos atrasos em pagamentos de salários. Os sindicalistas se recusaram  a participar da reunião.

“Temos plena convicção sobre a legalidade da greve. Aliás, a Justiça também, o que torna o desconto dos dias parados um ato ilegal e arbitrário. É um desrespeito o governo não receber os funcionários públicos e sequer apresentar um projeto para os servidores, que estão há seis anos sem reajuste e com os salários atrasados desde 2015. Exigimos que o governo abra negociações”, disse o diretor vice-presidente do Sintergs, Elpídio Jaques de Borba.