Juntas e juntos para frear retrocessos

Juntas e juntos para frear retrocessos

Artigo de Antonio Augusto Medeiros,
presidente do Sintergs*

Apesar de estarem há sete anos sem reposição da inflação, os servidores do Poder Executivo estão segurando a onda da pandemia. É um momento de grandes desafios para o serviço público, sem promoções e com perdas de direitos para o funcionalismo no Rio Grande do Sul. Se somam a este cenário os ataques do governo federal, com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, que extermina o serviço público e as políticas sociais no País.

Nesta edição do informativo, trazemos informações aprofundadas sobre a proposta de reforma administrativa. Nossa intenção é dar subsídios para o entendimento dos riscos que este projeto representa e alertar a todos os associados. Leia atentamente, converse com seus colegas e procure o sindicato para esclarecer dúvidas. A mobilização é fundamental para barrar propostas como esta.

Estamos atentos lá e aqui. No RS, o Sintergs abriu canal de negociação com o governo para tratar da reestruturação das carreiras. A diretoria do sindicato protocolou em junho uma proposta de reformulação das carreiras de analistas de projetos e políticas públicas, extranumerários e especialistas em Saúde. A reivindicação é por nova matriz salarial por subsídio e a progressão na carreira por meio de promoções.

O fortalecimento dos sindicatos tem papel essencial no momento político que estamos vivendo. Precisamos de um sindicato forte para dar conta destes desafios impostos para todos os servidores públicos, que amargam com a falta de valorização do seu trabalho. É imprescindível somar esforços para ter unidade e vencer esta guerra.

O coronavírus trouxe a certeza de que este enfrentamento necessita de um Estado forte e robusto que, diante deste cenário pandêmico, tenha condições de implementar novas políticas públicas e fortalecer as já existentes. São os servidores que sustentam, apoiam e executam essas políticas, fazendo o serviço público chegar até a população, desde a saúde até a segurança.

Está na hora de o servidor público tomar consciência da sua importância e do seu papel social. E também é hora de tomar decisões políticas responsáveis e coerentes. Só assim poderemos colher o que plantamos e contribuímos para que a sociedade seja mais justa e igualitária. Contamos com a participação de todas e todos nesta luta para frear os retrocessos que estão ocorrendo e os que estão por vir.

Foto: Carlos Macedo

* Artigo publicado no informativo do Sintergs – edição nº 66 – Julho/2021

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics