Sindicato solicita à Seapdr acesso à minuta de projeto do Fundesa

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) protocolou nesta quinta-feira (8/7) ofício endereçado à secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, solicitando cópia da minuta de projeto de lei elaborado pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa). Apresentado à pasta na terça-feira (8/7), a proposta prevê a criação de cadastramento e de acordo de cooperação com organizações privadas para a execução de atividades de defesa sanitária.

No documento, o Sintergs pontua que a notícia em questão não informa se a minuta será discutida internamente com os servidores e/ou com as entidades que representam as categorias que atuam na atividade de defesa agropecuária. “É importante salientar que o serviço de defesa agropecuária do Rio Grande do Sul é conhecido, em todo o Brasil, por sua excelência nas diversas áreas, o que demonstra a importância do serviço público de qualidade”, frisou o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

Fiscal estadual agropecuário, o dirigente ressalta que a manutenção do status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação e o resguardo dos rebanhos, dos cultivos e da população é papel do Estado, não devendo ser delegado a terceiros. “O concurso público é a forma mais adequada de suprir as demandas ou a falta de pessoal”, afirma.