Sintergs lamenta morte de ex-diretor Vinício Marques Filho e informa sobre velório

A diretoria do Sintergs, em nome de toda a categoria, informa com pesar o falecimento do colega e ex-diretor do Sindicato Vinício Solon Marques Filho. Conhecido por todos pelo apelido carinhoso de Maninho, Vinício foi diretor de Política Salarial em três gestões do Sintergs e participou ativamente de negociações importantes junto aos governos estaduais.

Servidor da área da segurança pública e da Secretaria do Planejamento e formado em Direito, Vinício atuou por 38 anos no serviço público até se aposentar, em 2019. Foi assessor especial do Ministério Público do Estado e também integrou, como titular, a Comissão de Controle do Ipergs, do Conselho Curador da FEE, além de ter participado da reestruturação do quadro técnico-científico e da elaboração da lei que garantiu o pagamento da Gratificação de Incentivo às Atividades Sociais e Econômicas (Gisae) aos aposentados.

O velório ocorrerá a partir das 19h desta quarta-feira (8) na Capela F do Cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento está previsto para às 10h da quinta-feira (9).

O diretor 2º secretário Joanes Machado da Rosa escreveu em homenagem a nosso colega:

Maninho, partiste cedo, antes do combinado. Como sempre, até neste momento não abriste mão da tua característica de um grande polemista. Deves ter razão, como sempre, para teres partido. Duvido que tenhas cansado desta luta, quase inglória, contra estes governos que buscam a nossa extinção. Sempre foste persistente na tua trajetória. Deve ser mais uma das tuas estratégias, para com a tua ausência física fazer recrudescer o nosso ânimo e a nossa vontade de lutar, ferozmente, contra os nossos algozes. A tua memória será estopim e combustível para que sigamos enfrentando as adversidades, nos espelhando no teu exemplo, na tua coragem e na tua persistência, que sempre foram abundantes. O teu legado de generosidade inundará, para sempre, os nossos corações na busca incessante da união dos colegas, num movimento crescente, sem recuar um passo sequer na busca dos nossos objetivos. Obrigado, Vinício Solon Marques Filho, pela oportunidade de ter convivido com uma pessoa tão especial como tu!

Vai-se a primeira pomba despertada… Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas de pombas vão-se dos pombais, apenas raia sanguínea e fresca a madrugada…

Raimundo Correia

Vinício “Maninho” Solon Marques Filho, presente!