Sintergs participa de campanha mundial contra o racismo

A campanha contra o racismo Don’t Shoot, It’s Just Cardio (Não Atire, Estou Apenas me exercitando) terá participação do Sintergs. O apoio será por meio da compra de camisetas e também da participação de diretores e funcionários do sindicato na corrida. A atividade ocorre no sábado (9/10), a partir das 9h30min. O percurso sai do Anfiteatro Pôr do Sol e vai até a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

O objetivo da iniciativa do Movimento Vidas Negras Importam-RS é promover uma manifestação, por meio do esporte, contra o racismo e em defesa da vida. “Convidamos todos os associados e as associadas do Sintergs a participarem deste ato importante na luta antirracista”, diz a diretora do sindicato, Angela Antunes.

A campanha Don’t Shot, It’s Just Cardio começou em março de 2020, nos Estados Unidos, um mês após o assassinato de Ahmaud Arbery, na Georgia, enquanto corria para se exercitar. O jovem de 25 anos foi assassinado em plena luz do dia, por um ex-policial e seu filho, ambos brancos. A prisão só ocorreu após 90 dias, devido às mobilizações do Black Lives Matter e manifestações públicas de atletas negros dos Estados Unidos.

No Brasil, há inúmeros relatos de pessoas negras que sofreram racismo ou estigmatização racial por estarem se exercitando. Isso vai desde um olhar desconfiado até abordagens policiais truculentas. É preciso dar um basta no racismo estrutural de nosso país.

O quê: Campanha Don’t Shoot, It’s Just Cardio (Não Atire, Estou Apenas me exercitando), ou simplesmente Don’t Shoot!
Quando: sábado, 9 de outubro, às 9h30min
Onde: Anfiteatro Pôr do Sol
Percurso: Anfiteatro Pôr do Sol até a Fundação Iberê Carmargo

Para saber mais acesse o perfil do Movimento Vidas Negras Importam-RS, acesse o Instagram @vidasnegrasimportamrs ou entre em contato no e-mail [email protected]