Sindicato propõe articulação com bancadas de diferentes partidos para barrar projeto do IPE Saúde

Dirigentes do Sintergs estiveram na tarde desta terça-feira (30/5) nos gabinetes dos deputados estaduais do PT Laura Sito e Jeferson Fernandes para solicitar uma articulação com todas as bancadas e tentar barrar o projeto do IPE Saúde. Foi destacada a unidade dos sindicatos que integram a Frente dos Servidores Públicos (FSP), que representa 90% do quadro de trabalhadores do Executivo e defende a revisão geral anual dos salários como a principal solução para as contas do instituto. Também foi detalhado o projeto de reestruturação das carreiras, apresentado pelo sindicato.

“A estratégia do sindicato é dialogar com todas as bancadas, tanto de situação quanto de oposição, para mostrar o impacto do projeto de Eduardo Leite para o IPE Saúde e sensibilizá-los a votar contra”, explica Angela Antunes de Souza, diretora do Sintergs, que participou dos encontros junto com o presidente Antonio Augusto Medeiros. Para isso, o sindicato já protocolou pedidos de agenda com deputados de diferentes legendas e as reuniões estão ocorrendo conforme retorno das assessorias.

Nas reuniões desta terça-feira, os deputados se colocaram à disposição para buscar uma estratégia de oposição à proposta de Eduardo Leite e ressaltaram a importância de os servidores pressionarem a base dos deputados de suas regiões. No gabinete da deputada, Laura destacou que é contrária ao projeto e que mais uma vez os servidores com baixos salários serão os mais prejudicados pelo governo. Já o deputado Jeferson Fernandes relatou que está se reunindo com diversas entidades sindicais para tratar do tema. O secretário de organização social da CTB/RS, Eder Pereira, também participou dos encontros. No gabinete do deputado Jeferson, também estava presente a assessora Luna Martins.

Neste mês, o Sintergs participou de outras três agendas na Assembleia Legislativa. No dia 16 de maio, ocorreu um encontro com os deputados do PDT Eduardo Loureiro e Gerson Burmann. Em 22 de maio, com o parlamentar Adão Pretto Filho, do PT. E, no dia 29, com as bancadas do PT e do PCdoB. Em todas as conversas, os parlamentares se mostraram preocupados com as perdas dos trabalhadores caso o projeto do IPE Saúde seja aprovado.

Encontros no Interior debatem IPE Saúde

Os sindicalistas também informaram aos deputados que a FSP vem promovendo encontros na Capital e no Interior para tratar do IPE Saúde. Depois de realizar audiência pública no dia 24 de maio em Pelotas, esta semana haverá mais dois encontros.

Nesta quinta-feira (1º/6), os representantes sindicais e servidores se reunirão em Santa Cruz do Sul, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores. Na sexta-feira (2/6), a audiência pública será em Estrela, na Câmara de Vereadores, a partir das 16h.

Fotos: Thanise Melo e Vanessa Vargas